ENGENHEIROS E TÉCNICOS DO TRABALHO SÃO ESSENCIAIS PARA O FUNCIONAMENTO DE UMA EMPRESA

27 de Novembro de 2014

O técnico de segurança é essencial para que as atividades transcorram com segurança nas empresas e indústrias


O Engenheiro do Trabalho possui formação superior, sendo um dos cursos: engenharia ou arquitetura, com o adicional de um ano e meio de pós-graduação em Segurança do Trabalho. O especialista trabalha na gestão com as elaborações de laudos, de análises ambientais, trabalha com parte de emissão de pareceres e todas as partes que abrangem a responsabilidade sobre segurança do trabalho.


De acordo com o engenheiro do trabalho, Thiago Limido, essas são profissões fundamentais no mercado de trabalho. “Hoje não se consegue mais falar de segurança do trabalho sem ter a orientação do técnico e do engenheiro, fundamentalmente do técnico. Muitas empresas tem o técnico e não tem necessidade do engenheiro. O apoio ao empresário dado pelo técnico se dá desde as compras dos equipamentos, treinamentos necessários para cada maquinário e outras coisas”, explica.


No Brasil, os primeiros indícios dessa profissão surgiram em 1891 com o início da Lei de proteção ao trabalho dos menores. Em 1919, foi criada a primeira Lei Brasileira específica aos acidentes de trabalho. Já no ano de 1942, na cidade do Rio de Janeiro, foi fundada a ABPA (Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes). Em 1960, deu-se a regulamentação dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e em 1978 criou-se a primeira NR (Norma Regulamentadora) que rege a legislação de segurança e saúde no trabalho até hoje.


As pessoas que exerciam essas funções recebiam outros nomes, como por exemplo, inspetor de segurança, fiscal de segurança, até chegar ao técnico de segurança. Assim como o engenheiro de segurança, o grande número de acidentes foi o ápice da necessidade da criação deste cargo. “Na época da criação das normas eram contabilizados 3 milhões de acidentes por ano na indústria nas indústrias e postos de trabalho”, revela o especialista.


No dia 27 de novembro é comemorado o dia do Engenheiro de Segurança e do Técnico em Segurança do Trabalho. A Lei nº 7.410 do dia 27 de novembro de 1985 torna legal a função mesmo ela já existindo muito antes. “É uma profissão muito nobre que está em constante ascensão. É extremamente valorizada, tanto pelos funcionários quanto pelos empregadores. Uma profissão de respeito. Ela exige muito, por ter de estar em constante atualização, mas em contra partida, ao chegar ao final do dia e saber que graças ao seu trabalho nenhuma pessoa teve problemas e voltou com saúde pra casa é gratificante”, revela o Engenheiro de Segurança do Trabalho Thiago.  


Por Gabriela Gonçalves